Como Funciona o trabalho de Constelação Familiar

O trabalho de constelações pode ser feito em sessões individuais com bonecos palymobil/ figuras ou em grupo (workshops). O cliente apresenta o tema que pretende trabalhar. Pode ser uma doença, comportamentos ou sentimentos doentios, tendências suicidas, medos inexplicáveis, a vida bloqueada ou estagnada, sintomas inexplicáveis, ou qualquer questão que esteja a ser motivo de sofrimento.Se houver algum tema ou facto muito marcante que o cliente não queira partilhar no grupo é possível trabalhar de forma encoberta e com muita descrição. No caso de se tratar de um workshop, o cliente seleciona no grupo de participantes, pessoas para representar membros da sua família, segundo as indicações do facilitador. Por vezes se trabalha com a família de origem (pai, mãe e filhos) e por vezes com a família atual (marido, mulher e filhos). Cabe ao facilitador decidir por onde começar com as informações trazidas pelo cliente.Para fazer um trabalho de constelações não é preciso de muita informação. Depois de escolher os representantes o cliente irá colocá-las umas em relação às outras, de acordo com a imagem interior, que aparecerá na mente do cliente da relação entre os membros da sua família que serão por hora representados.
Começa então a constelação, onde cada representante estará em contacto com as informações inconscientes de cada elemento que está sendo representado. O facilitador fica numa postura de observação dos olhares dos representantes, das posturas, do corpo e das direcções para onde estão virados e as dinâmicas ocultas começam aparecer através de movimentos e sensações que são referenciadas pelos representantes. Pode-se perceber onde é que o amor na família deixou de fluir e existe o bloqueio.O que se pretende é restabelecer esse fluxo que será sanador e trará harmonia nos relacionamentos. O facilitador orienta a constelação, pedindo aos representantes para dizerem determinadas frases chave ou para se movimentar livremente ou irem a procura de um bom lugar, ou o do lugar correto na ordem familiar. Restabelecida a ordem na família e estando a energia do amor de novo a fluir, o cliente fica com essa imagem de solução e não precisa fazer nenhum comentário. É preciso deixar que o trabalho ganhe o seu espaço na alma da família. As Constelações Familiares é a oportunidade para constatar que "somos todos um só ser", e que fazemos parte de algo maior que nos orienta, protege e guia. Não obstante, o amor que emerge durante a constelação familiar é o mesmo amor que adoece e o que tem a sabedoria da solução quando se torna consciente.

"Penetrar as Ordens do Amor é sabedoria.
Segui-las com amor é humildade"
(Bert Hellinger)

Constelações Familiares

O trabalho chamado de Constelações Familiares foi criado por Bert Hellinger. Sua experiência de vida pessoal e profissional muito contribuíram para desenvolvimento do método. O trabalho mistura experiência, teoria e genialidade. Hellinger nasceu na Alemanha em 1925, formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos na África do Sul, dirigindo várias escolas de nível superior. Posteriormente, tornou-se Psicanalista e, por meio da Dinâmica de Grupos, da Terapia do Grito Primal, da Análise Transaccional e de diversos métodos terapêuticos, desenvolveu sua própria Terapia Sistémica e Familiar.

As Constelações Familiares permitem uma abordagem sobre como tornar visível a dinâmica normalmente oculta nos sistemas de relacionamento familiar. Fala-se franca e livremente sobre as observações acerca de algumas forças que actuam nos sistemas familiares e das controvérsias em que algumas delas se envolvem. Revela um formidável poder de abordagem nos problemas que afectam as famílias da nossa sociedade actual. Nascida de atitude terapêutica, e de uma observação particular, esta abordagem entra em contacto com níveis profundos sobre os vínculos familiares e a sua dissolução. Uma nova energia no modo de pensar é a oportunidade para deixar para trás alguns mal-entendidos e esclarecer o conceito de "emaranhado” e de “solução" permitindo que surja algo mais profundo que é o movimento da alma.

Contributos Teóricos
Hellinger deparou-se com um fenómeno curioso descortinado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir nos anos 70 quando esta trabalhava com o seu método das “esculturas familiares”: que uma pessoa estranha convocada a representar um membro da família passa a se sentir exactamente como a pessoa a qual representa, às vezes reproduzindo de forma espantosamente exacta sintomas físicos da pessoa a qual representa, mesmo sem saber nada a respeito dela.

Esse fenómeno, ainda muito pouco compreendido e explicado, já havia sido descrito anteriormente por Levy Moreno, criador do psicodrama. Também algum trabalho teórico na busca de explicações por esse estranho fenómeno tem sido desenvolvido por um biólogo britânico chamado Rupert Sheldrake, o qual descreve tais fenómenos como "campos morfogenéticos". De posse de detalhadas observações sobre tal fenómeno e durante anos, Hellinger observou e colectou histórias, até que, baseado ainda na técnica descrita por Eric Berne e aprimorada por sua seguidora Fanita English de “análise de histórias” descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.

A energia da mente


Você vai odiar saber disso....
Há muitos padrões energéticos atuando no mundo de hoje. Forças invisíveis têm resultados reais e previsíveis. Por exemplo, se você aperta um botão de um controle remoto, um sinal será mandado para um receptador e uma imagem se formará na televisão, transmitida por uma fonte de longa distancia. E microndas cozinham, sensores garantem segurança, lasers removem tumores, etc. A lista de formas pelas quais os homens modernos têm utilizado energia é quase infindável. E as influencias não são limitadas à medicina, às comunicações e à tecnologia; os empregos da energia universal têm impacto sobre todos nós, de maneiras que a maioria das pessoas desconhece. A Lei do Magnetismo diz que só podemos atrair o tipo de energia que temos dentro de nós. Ela se baseia no principio da física quântica de que tudo – incluindo todas as pessoas – projeta forças.
O Universo é cheio de vibrações que os cientistas chamam de cadeias de energia. Mesmo de forma inconsciente, cada um de nós é parte de uma vasta troca e expansão dessa força presente no Universo. A nossa energia pessoal sai de nós e se conecta com outras do mesmo padrão vibratório, determinando quem e o que atraímos para nossas vidas. Somos como estações de radio emitindo sinais. As pessoas que combinarem com esses sinais serão as que se sintonizarão em nós e participarão de nossa vida. O que chamamos de química é mais uma ressonância, sinais e vibrações pessoais semelhantes. Então, se você deseja saúde, sucesso e felicidade no amor, será importante entender que energia está criando, e o que ela está lhe trazendo.
Sandra Anne Taylor
Escritora do livro A Ciência do Sucesso

A energia da Emoção


A vibração pessoal funciona como um cartão de visita, pois sua energia envia mensagens sobre você para as pessoas com quem vai interagir, muito antes disso ocorrer. Ela revela aquela parte de você que as pessoas relacionam a um nível inconsciente, mas muito significativo: sua natureza energética. Se você não gosta do que têm atraído para si, terá de mudar os dados do seu cartão de visita energético.
Sua vibração energética pessoal é gerada basicamente de três formas:
1 – Energia Emocional – as vibrações de seus sentimentos.
2 – Energia Cognitiva – as vibrações de seus pensamentos.
3 – Energia Física – as vibrações de seu corpo.
A vibração emocional é a sua expressão mais poderosa. Seus sentimentos transmitem sinais claros de quem você é e do que espera do mundo. E sempre sente medo, vai projetar isso e atrair mais situações que o amedrontarão. Se a raiva é predominante, você emitirá de que espera por hostilidade – e será exatamente isso que obterá. Mas se você escolhe uma atitude mais leve e feliz, transmite a mensagem de que espera que o mundo seja um lugar agradável, e tanto a sua energia como a sua expectativa trarão isso para você. Se tiver sentimentos de confiança e paz, emitirá uma vibração magnética que trará ainda mais serenidade, pois o que você emite sempre volta para você. Quanto mais carregada emocionalmente uma experiência ou questão for, mais força gerará. Por essa razão, uma mudança para sentimentos mais positivos é o requisito básico da Lei do Magnetismo.  
A segunda forma de projetar a sua energia no mundo é por meio de sua força cognitiva. Seus pensamentos estão sempre emitindo mensagens vibracionais no seu campo energético. E, como neles também está a fonte de sua energia emocional, são duplamente importantes para a felicidade, saúde e sucesso. Pensamentos confiantes geram sentimentos de esperança e os de inadequação geram desespero. Os resultados que você está buscando só podem vir de emoções tranqüilas e pensamentos positivos. Se você pensa que o processo do pensamento é algo que você vivencia e não controla, você esta errado. Você tem que assumir o controle de seus pensamentos para obter mais alegria, saúde e sucesso em sua vida.
A maior parte dos pensamentos negativos baseia-se em três medos:
1 – Medo do futuro
2 – Medo da rejeição
3 – Medo do fracasso
O medo do futuro vai desde temores de que algo possa dar errado a fortes antecipações de catástrofes pessoais, com pensamentos como “E se a reunião não correr bem?” ou “E se eu ficar doente e morrer?”. O medo da rejeição abrange desde preocupações persistentes quanto a ser julgado até o pânico de ser abandonado. Pessoas que tem esse tipo de pensamentos são, em geral, muito autocríticas e chegam a ter raiva de si mesmas. Todos os medos são tóxicos para a energia de conquista, então é inevitável que o medo de fracassar crie a energia de uma profecia que se cumprirá.
Você não precisa manter os velhos padrões de comportamento. É hora de entender a sua própria conexão de pensamento + emoção + energia. Essa equação representa como se cria o primeiro nível de sua energia, e a formula é a seguinte:
Pensamento + Emoções = Energia
A força de nossos pensamentos dominantes, aliada à força das emoções mais freqüentes, gera a vibração do campo energético pessoal. Se você está insatisfeito com o que tem gerado, precisa se esforçar para mudar sua energia. E não se pode mudar a segunda parte da equação sem mudar a primeira.

Sandra Anne Taylor
Escritora do livro A Ciência do Sucesso

PSYCH-K E OS ESPORTES




Quase todos os atletas, amadores e profissionais, experimentaram em suas carreiras desportivas, uma condição particular física e mental, na qual seu desempenho desportivo parecia fluir sem esforço aparente, uma espécie de momento mágico em que tudo funcionou perfeitamente para além dos padrões normais de resultados esportivos. Esta experiência é definida como estado de "fluxo" e é caracterizado por sentimentos de agilidade física, combinada com uma absorção completa e total naquilo que está fazendo, uma sensação de poder, de profunda satisfação, bem-estar e gratificação, uma sincronia tão perfeita quanto inesperada dado os limites pessoais. Quando o atleta é capaz de entrar nesse estado de ativação, vive um envolvimento total no esporte, um estado de equilíbrio perfeito entre as habilidades pessoais e as exigências do evento esportivo, profundamente convencido de que ele é capaz de lidar e vencer o desafio. Sem esse equilíbrio ele viveria estados mentais, tais como o tédio (tarefa pouco estimulante para o seu grau de habilidade) e ansiedade (o atleta percebe a tarefa como superior à sua capacidade).

O estado de fluxo é frequentemente o precursor de um excelente desempenho ou "alta performance" descrita por praticantes de esportes diferentes, se caracteriza por:
  • Controle psicofísico total - o atleta experimenta uma sensação de controle total do seu próprio esporte, e se sente capaz de realizar qualquer ação, como se isso fosse uma consequência natural, um estado pré-determinado, em que não há nenhuma dúvida e medo mas apenas um estado de euforia e intensa fluidez que leva naturalmente à perfeição do gesto técnico/tático.
  • Consciência focalizada -: a atenção está totalmente focada no desempenho, concentrado na tarefa, até capaz de perceber e viver uma experiencia de distorção espaço/tempo. Por exemplo, os adversários podem ser "vistos" pequenos, lentos e previsíveis. Certas ações parecem já terem sido vividas no passado e/ou vividas como se em câmera lenta e alguns momentos são percebidos como infinitos.
  • Unidade consigo mesmo - é uma experiência de total envolvimento no presente, uma sensação de harmonia com o que está acontecendo. A este nível de intensidade há uma falta de avaliação crítica dos acontecimentos externos, em favor de uma simples e natural execução psicofísica.
    Este tipo de experiência é uma das diferenças fundamentais entre os atletas vencedores e os perdedores. Os atletas vencedores aprenderam ao longo do tempo a reconhecer a condição psicofísica ideal, precursora do estado de fluxo, para jogar a favor do seu desempenho desportivo. Ou têm a capacidade de “entrar” nesse estado no momento exato que inicia a competição.
    A explicação fisiológica do estado de fluxo é que o atleta usa de forma abrangente, completa e simultaneamente, o potencial de ambos os hemisférios cerebrais. Os hemisférios apresentam uma espécie de especialização para determinadas funções: o hemisfério esquerdo é a sede da racionalidade de que a aprendizagem motora e melhora dos movimentos técnicos, enquanto o hemisfério direito está envolvido com as emoções e por isso permitindo o processamento de imagem e execução automática de movimentos.
    O atleta deve aprender a reconhecer quando deve analisar uma situação e quando é hora de executá-la mecanicamente, passando de uma fase para outra de forma rápida e eficiente. Acredito que está é uma das possíveis áreas de fronteira entre a psicologia e o esporte, profissional ou amador, onde podemos trabalhar juntos para construir novas habilidades para o benefício de mulheres e homens que praticam esporte, melhorando de modo significativo seus resultados agonísticos.
Silvia Monti – Psicóloga esportiva (Basquete de Biella, Itália, Serie A1 Masculino)

Psych-k aplicado aos esportes



A expressão do potencial humano, de homens e mulheres nos esportes concretiza todos os aspectos emocionais, racionais e criativos capaz de superar continuamente os limites na evolução sócio cultural dos povos. Cada esporte usa alguns aspectos psicomotores e metabólicos, do eixo psico/neuro/endócrino que age constantemente na atividade metabólica de todo o organismo. Não é possível separar os músculos, tendões, circulação sanguínea e, em também o coração, fígado, rins e especialmente o cérebro, para melhor expressar o potencial do ser humano na realização de qualquer atividade esportiva ou de esportes competitivos, porque eles são organicamente interdependentes e desempenham o seu papel com o único propósito de manter a performance perfeita de todo o organismo.

Criatividade e espírito competitivo
Na competição de atletismo, deve-se salientar que é necessário educar os atletas para um profundo conhecimento do potencial de seu corpo, de modo a não exigir de seus tecidos, órgãos ou metabolismo mais do que eles podem dar. Se deve salientar que os atletas deverão desenvolver uma compreensão de modo que consigam aliar a criatividade às suas potencialidades psicofísicas. Deve ser lembrado que o corpo humano é regido pelas leis da física que não pode ser violado sem que isso implique numa "multa" em termos de lesão ou doença. O conhecimento dessas leis ajudará a prevenir e evitar que danos ocorram todos os dias em alguns esportes.

Ciência e crença no esporte
Conhecimento e consciência são essenciais para a educação desportiva e o respeito a dignidade deve ser sempre levado em consideração em qualquer atividade competitiva. A singularidade de cada pessoa é expressa pela originalidade das suas próprias ações, que por definição, só podem ser produzidos pela criatividade. Neste ponto, é fácil compreender como um conhecimento fisiológico de todos os aspectos da realidade humana nos permite dar a consciência do ego de como gerir seus recursos biopsicológicos. Então, a integração da ciência e da medicina pode fornecer as ferramentas para tratamentos que visam a recuperação funcional da atividade metabólica e do corpo orgânico em sua totalidade.

A integração das ciências e do nascimento da Neuro psicofisiologia
Nos anos setenta e oitenta, eu e outros especialistas nos dedicamos à integração das ciências, a fim de criar uma "ciência integrada", propensa a verificação e compreensão da ligação funcional entre o somático e o cérebro e entre o cérebro e o ambiente, de forma a entender como o ego, deve gradualmente assumir o controle da gestão de toda a atividade do seu cérebro e seu corpo. A Neuro/psico/fisiologia, que incorpora em si todas as potencialidades do corpo humano onde a mente, o cérebro e o corpo são interdependentes e dinâmicos, reconhecível e descritível como processos neuro/psico/fisiológicos. As ciências psicológicas, biológicas e a medicina requerem um processo de integração para que os mais diferentes profissionais da saúde possam tirar proveito do conhecimento fisiológico que seja capaz de interagir em fase terapêutica O cérebro é, certamente, o centro do controle e gerenciamento de tudo que acontece em todo o organismo. Tudo acontece em um continuum funcional, onde a cada momento a cada parte do corpo, informa o cérebro da operação, comunicando qualquer alteração de modo que o próprio cérebro possa agir para resolver a situação. Milhares e milhares de sinais de chegam ao cérebro a cada segundo, controlando o equilíbrio metabólico e homeostático do músculo esquelético, indicando a posição correta (hipotensão ortostática), e espaço e tempo. O que distingue o bem-estar psicológico do indivíduo é uma comunicação dinâmica entre cérebro/corpo e corpo/cérebro; a comunicação deve acontecer no nível intracelular, intercelular, orgânica. A vida é comunicação, uma contínua e constante troca de energia que em várias formas, se transforma em troca de informação.


A informação é matéria e energia. Assim, há um princípio de equivalência de matéria + informação + energia: E = M = I. Saber como o cérebro mantém o dinamismo do organismo é essencial para facilitar o constante reequilíbrio intracelular, intercelular e todo o organismo (e não interferir com ele). Para fazer isso, a nutrição é de extrema importância, que fornece os nutrientes necessários (que são sempre energia, matéria, informação) para o bom funcionamento de toda a máquina humana. A qualidade da alimentação determina o bom funcionamento de todo o corpo, incluindo o cérebro. Uma menção deve ser feita sobre as funções dos hemisférios cerebrais que, através do corpo caloso, que é formado por mais de duzentos milhões de fibras que conectam a várias áreas do cérebro. São fundamentais para entender como podemos trabalhar melhor o potencial criativo do indivíduo, superando as varias formas de condicionamento que são desenvolvidas a partir do nascimento. A criatividade no esporte é possível se o indivíduo sofreu poucos condicionamentos limitantes ou poucas incongruências inter-hemisféricas. Por esta razão, é importante a liberação destas restrições, incentivando a sinergia inter-hemisférica, reduzindo a ansiedade de desempenho, para obter melhor desempenho psicomotor.

Conclusões

Existem enormes possibilidades em cada ser humano e se o potencial de sinergia inter-hemisférica é ativada através da integração das informações recebidas, a eliminação dos condicionamentos que distorcem a percepção que levam a erros de execução psicomotores. Na predeterminação do objetivo, o ego sofre uma deformação, devido as condições limitantes específicas, que foram desenvolvidas ao longo da experiência de vida e devem ser removidas, a fim de melhorar a relação entre a idealização e a aplicabilidade da ação. As emoções, impulsos, muitas vezes relacionados com as limitações, o medo do fracasso, as lembranças dos erros do passado, a pressão psicológica de adversários muitas vezes causam danos sérios ao esporte. Isso requer um grande compromisso, especialmente educacionais, culturais e científico, procurando valorizar no esporte, não somente o sucesso econômico e o poder sobre os outros, mas a capacidade criativa alimentada por imensas possibilidades que o nosso cérebro e nosso corpo colocam à disposição todos aqueles que amam a vida através do esporte.

Michele Trimarchi psicóloga esportiva 

MUDAR É POSSÍVEL USANDO A PERCEPÇÃO DA MENTE


Alguns mitos comuns sobre a mudança merecem ser contestados. Esses mitos estão firmemente arraigados na nossa cultura. Eles foram aceitos como fato por muitas pessoas, então eu espero que você não acredite só porque são considerados mitos. No entanto, eu desejo a você teste o que estou dizendo e decida por si mesmo. O processo de PSYCH-K permite romper estes mitos e ir além de suas limitações inatas.

Mito número 1. Se você tiver uma crença negativa por um longo tempo que vai demorar muito tempo para mudar isso.
Fato: Na maioria das vezes a mudança de crenças é como mudar o software em um computador pessoal. Ele não leva mais tempo para mudar um programa que tem no seu computador por 30 anos do que para uma mudança que foi lá por 30 minutos, quando você sabe como reescrever o software da mente subconsciente.

Mito número 2. É difícil e doloroso mudar velhos padrões de comportamentos e de pensamentos. É o mito "Sem dor, não existe ganho".
Fato: Padrões de pensamentos e de comportamentos são causados pela percepção. Essas percepções ou crenças são representadas por configurações de fótons de luz, realizadas em um campo eletromagnético (mente). Então recorde  que a mente é energia e as pessoas continuam a usar suas mentes para viver uma vida miserável! Francamente, os fótons não se importam se você deseja reorganizá-los. Redirecionados corretamente, eles vão realizar seus objetivos com facilidade e sem sofrimento.
Mito número 3. Você precisa saber o que causou um problema, a fim de mudá-lo. Dito de outra forma, é necessário ter a percepção sobre a causa de um problema para mudá-lo.
Fato: Tornando-se consciente da origem do problema raramente é necessário alterar a maioria das crenças ou comportamentos. Em outras palavras, não é necessário saber conscientemente quando iniciou o problema, para chegar onde você deseja.
Além desses mitos, outras idéias comumente aceitas tornam mais difícil a mudança." Uma forma comum de descrever uma crença é dizer que está "profundamente arraigada". A questão é quão "profundamente" pode estar incorporada uma crença em um cérebro por muito tempo? A verdadeira questão é que a nossa linguagem reflete as limitações da mente consciente. O que está implícito é que é difícil conscientemente, identificar as crenças que são a fonte dos nossos problemas. Enquanto não mudamos nosso foco para a mente subconsciente e aceitamos o fato de que nós não precisamos saber quais crenças estão causando o problema, a fim de mudá-las, vamos continuar a ter dificuldades em fazer mudanças positivas em nossas vidas.
Agora vou usar uma metáfora do computador-, Psych-K proporciona uma espécie de "procure File" para o seu subconsciente e executa a maioria das suas funções de reprogramação fora de sua consciência. Na verdade, é isso que significa subconsciente. O prefixo sub significa abaixo. Assim, o trabalho do subconsciente implica uma atividade que esta abaixo do nível de consciência. É importante que o seu subconsciente não saiba a origem do problema, pois deverá reescrever o software necessário para fazer as mudanças desejadas.
Já que o seu subconsciente armazena as experiências passadas, atitudes, valores e crenças, é capaz de realizar esta tarefa. A boa notícia é que ele atua como um computador, você não tem que ler um documento antes de excluí-lo ou colocá-lo em uma pasta desativada. Em outras palavras, Psych-K não insisti que você conscientemente deva rever ou reviver traumas passados, a fim de mudar o efeito sobre a sua vida no presente. Reescrevendo o passado, você se liberta dele. Você não precisa de um novo passado, você precisa vê-lo com um novo olhar.
Robert Williams, PSYCH-K … The Missing Peace In Your Life

Psych-k® (Psique-Cinesiologia)

 

Com Psych-K® o corpo, a alma e espírito se conectam e o sistema de energia entra em equilíbrio. Torne-se interiormente mais forte com Psych-K® e tenha prosperidade em todos os níveis de sua vida. Terapia energética que revolucionou o modo de tratar a mente humana e seus limites. Desenvolvida pelo terapeuta americano Dr. Robert Williams em 1988 com o objetivo de mudar crenças na mente subconsciente e ajudar as pessoas a mudar a forma como elas sentem, se comportam e interagem na vida. Psych-K®  possibilita a comunicação com o subconsciente, transformando suas crenças limitantes em crenças que  apóiam seus desejos. Transforma suas velhas percepções limitadoras em novos programas mentais, permitindo que você alcance seus objetivos. Psych-k® realiza mudanças significativas em sua vida transformando a sua vida para melhor. Reescrevendo o software da tua mente, você cancela fobias, crises de pânico e traumas em poucos minutos.