O AMOR DA MÃE PARA O FILHO É SEMPRE O MAIS IMPORTANTE


Há muito tempo atrás eu li um livro onde dizia que a primeira perda que uma criança sofre é a perda da mãe, pois a mãe tem outros afazeres, além de cuidar do bebe, tais como: arrumar a casa, ir ao supermercado, preparar a comida, cuidar dos outros filhos e do marido, fazer as unhas, voltar a trabalhar. O bebê, então, se 'sente' abandonado ou preterido e, algumas vezes, gera o movimento interrompido. O Movimento de amor Interrompido é o "SENTIMENTO" de vazio existente no coração do filho em relação aos pais, em especial a mãe, é quando o desejo de ter os pais se transforma em afastamento perante os pais, uma vez que o filho não teve muito acesso aos pais. O vazio, muitas das vezes, é sentido como raiva, desespero, frustração e ressentimento, o que impossibilita ao filho de receber ou de tomar a mãe (ou o pai) para si. A Constelação Familiar entende que os pais estão disponíveis para os filhos, pois eles sempre têm algo a dar. Em alguns casos, a mãe (ou o pai, ou ambos) está indisponível para o filho, seja porque precisa viajar, seja porque precisa cuidar de alguém doente na família, seja por depressão ou problemas psiquiátricos, seja por problemas com o uso de entorpecentes ou de alcoolismo, seja por morte no parto ou por suicídio, seja pela separação dos pais.  O filho “SENTE” este vazio, pois a mãe (ou o pai) deixa de ocupar um lugar (afastamento emocional) na vida do filho e, conseqüentemente, no coração. O movimento interrompido ocorre quando a mãe está disponível para o filho, mas o filho não está disponível para a mãe. Esta é a base do movimento interrompido. Se acontecer da mãe (ou o pai) não estar disponível para o filho, esse movimento não poderá ser curado, pois antes de ocorrer a cura, a mãe (ou o pai) terá que resolver os seus respectivos problemas na ancestralidade, seja por um movimento interrompido, seja por uma identificação, seja por um emaranhamento, onde devido a isto ela (ou o pai) não tem forças para se doar para este filho. O modo mais simples de restabelecer este fluxo amoroso é o facilitador usar as dinâmicas terapêuticas  que comovem a alma e auxiliam a soltar a mágoa (ou vazio), desta forma restabelece o vínculo e a solução é apresentada.


Tânia Durão e Amanda  Carbone

Bulimia (Comer e vomitar)




Quando pessoas com anorexia melhoram frequentemente tornam-se bulimias. Isto significa que comem e posteriormente vomitam o que comeram. Aqui se revela uma luta interna entre a vontade de partir e a de ficar. Quando uma menina ou uma mulher ainda não conseguiu livrar-se totalmente da bulimia, então come. Assim diz internamente: “Eu fico.” Depois, porém, vomita a comida e diz internamente: “Eu parto”. A solução para a menina ou a mulher, que sente vontade de vomitar a comida, é dizer ao pai: “Eu fico.” No caso da bulimia existem, também, outras dinâmicas. Quando a mãe diz aos filhos: “tudo que vem do pai de vocês, não presta. Devem aprender apenas de mim”, isto, por exemplo, pode levar à bulimia. Então a criança aceita a comida da mãe, em lealdade a ela e a vomita em lealdade ao pai. Essa forma de bulimia pode ser curada quando a criança aceita a comida de ambos os pais. Principalmente do pai.

Temos, por exemplo, um caso de bulimia. Quer dizer que, se uma menina - é geralmente uma menina - comer e vomitar mais tarde. Primeiro comem e depois vomitam. Geralmente a bulimia segue a anorexia. Que quer dizer realmente bulimia neste caso? Quer dizer que, quando ela come, diz, "Eu ficarei viva." E quando vomita, diz, "Eu morrerei." Assim, ela não superou a dificuldade. A solução é: sempre que quiser vomitar, deverá dizer, "Eu viverei." Então pode parar de vomitar. Também temos bulimia num contexto diferente, a bulimia mais comum, quando não há nenhuma conexão com a anorexia. Qual é a dinâmica familiar em tal caso? Se olharmos de perto para uma família como esta, podemos ver que a mãe diz - não abertamente, mas faz saber isso aos filhos - "Não aceitem nada do vosso pai, vocês só devem aceitar coisas vindas de mim."

Direi como descobri isto. Havia uma menina bulímica que disse o que a sua mãe havia dito aos filhos, "O vosso pai não vos dá nada para comer." Consequentemente, cozinhou secretamente para os filhos e o pai não devia saber nada sobre isso. A partir disto, encontrei a solução para este tipo de bulimia. Disse à menina bulímica, "Sempre que tiveres vontade de comer, compre todos os alimentos que quiseres comer,  e os coloque na mesa, olhe para eles, e quando seguras  um garfo, imagine que te sentas no colo do teu pai. Então, coma um pouco do que tens no garfo, imagina que olhas para o teu pai e dizes-lhe, "Contigo, os alimentos são realmente bons". Só com o pensamento, já se curaram muitas meninas bulímicas. Tudo isto vem à superfície através das constelações familiares.

Bert Hellinger

ANOREXIA



Nas constelações familiares vêem à luz determinadas dinâmicas que causam infelicidade, doenças, acidentes, suicídios, comportamentos criminosos. Antes de mais nada, você deve saber que uma criança está ligada aos seus pais com um amor muito profundo. A criança não tem nenhum desejo maior do que pertencer aos seus pais. Se uma criança sentir que os seus pais necessitam de algo, está preparada para sacrificar tudo, mesmo a sua vida, por um amor cego. Por exemplo se uma criança sente que a mãe vai morrer, diz, "Eu morrerei em teu lugar." 

Então a criança começa a ficar doente, talvez, ou sofre um acidente fatal. Ou se uma criança detectar que o seu pai vai deixar a família, diz, "Eu irei em teu lugar". Tal criança desenvolve, talvez, anorexia. A menina anoréxica diz no seu coração, "É melhor ser eu a desaparecer, sou eu quem deve desaparecer, e não tu, meu querido pai." Há uma teoria difundida em psicoterapia que diz que a anorexia está relacionada com a mãe, sendo que o relacionamento com a mãe está de alguma forma distorcido. Mas as constelações familiares mostram que, geralmente, esta tem que ver com o pai. O pai quer deixar a família, e a menina diz, "Eu faço-o em teu lugar."  Segundo a psicologia sistêmica, no caso da anorexia revela-se  freqüentemente que a pessoa que tem anorexia diz internamente: “Prefiro ir em seu lugar”, no sentido de uma salvação. O motivo da anorexia freqüentemente é um sentimento de solidariedade com uma pessoa excluída ou que seja culpado de algoFreqüentemente esta pessoa é o pai. Situações em que isto pode ocorrer são: quando o pai está mais conectado com a sua família de origem ou se ele tende a movimentar-se para fora da família por outro motivo, por exemplo, por causa de outra mulher, mas também pelo desejo de morrer. O que pode ajudar a uma pessoa com anorexia? Buscando a solução amorosa entre as identificações que a filha ou o filho estabeleceu com o genitor. É liberatório para todos os membros do sistema familiar.