Os Recursos na Terapia de Constelações Familiares


A terapia de Constelações Familiares oferece vários recursos no tratamento das limitações, identificações e emaranhamentos sistêmicos. O recurso mais conhecido é o do psicodrama morfogenético que acontece nas sessões de grupo. Muitas pessoas pensam que a Terapia de Constelações Familiares se resume ao recurso do grupo. Mas nós facilitadores do processo sistêmico utilizamos na terapia outros recursos transformadores nas sessões individuais.

Genograma
Iniciamos a terapia com o trabalho do Genograma, onde estudamos com o cliente a sua família de origem (pai, mãe, abortos naturais ou provocados, irmãos, crianças adotadas, avós, bisavós tios, tios-avós, tataravós, vivos ou mortos). Utilizando o recurso do Genograma, analisamos detalhadamente também a sua família atual (noivo(a), ex-noivo(a), marido\esposa ou ex quando divorciados, abortos naturais ou provocados, filhos naturais ou adotivos, amantes, etc). Com o uso deste recurso, identificamos vários emaranhamentos, identificações, familiares excluídos ou desprezados e os segredos de família.

Figura Humana (representante)
Outro recurso que utilizo muito é da figura humana afixado na parede do meu consultório. É uma figura com contornos humanos, podendo representar homem ou mulher e a utilizo como representação de um familiar que o cliente necessita trabalhar, como por exemplo, reconciliando-se com o ex-marido, aceitando a filha rebelde ou liberando pesos que carrega por um antepassado.

Genograma com Figuras
Usa-se também bonequinhos masculinos, femininos e crianças para encontrar identificações e emaranhamentos do sistema familiar. É um ótimo recurso para conseguirmos identificar sérios problemas na hierarquia familiar, quando um filho(a) se posiciona substituindo um genitor, encontrar excluídos, abortos, etc.

Constelação Interior
Um dos recursos mais utilizados nos tratamentos sistêmicos é a Constelação Interior. É realizado com o cliente relaxado e sentado no divã, com uma suave musica ao fundo, enquanto em meditação profunda, segue as orientações do terapeuta. O recurso é a visualização de uma constelação guiada que proporciona emoções profundas, liberando dores, aceitando destinos que negava ou carregava e reconciliando-se com familiares que tanto ama.

Recursos de Solo
São recursos utilizando folhas formato A4 ou semelhantes com números, nomes, etc, propiciando ao cliente a oportunidade de “colocar-se na frente” de algumas pessoas, subir nas referidas folhas e “sentir” o que determinada pessoa sente, e o mais importante – colocar-se na posição do “outro” e sentir o que sente.

Terapia de Grupo
Um grupo de pessoas se encontra e o cliente pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelar) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar em alguma constelação. Neste grupo os clientes que representam os familiares do cliente que coloca o tema “sentem, pensam e reagem” como as pessoas que estão representando. É uma terapia de alto impacto, pois a pessoa que coloca seu tema, se mantém sentada e observando o desenrolar do psicodrama. É de grande impacto emocional ver o representante do seu pai que já morreu falar algo que só você poderia saber ou a representante da sua tataravó chorar desesperada a morte de um filho pequeno e você desconhecia o fato (confirmado pela mãe após a terapia). Participar de sessões de Constelações de Grupo auxilia muito na liberação de dinâmicas familiares complexas e sofridas. O objetivo da Constelação Familiar é identificar de forma consciente o que está acontecendo com o sistema familiar, podendo assim resolver os conflitos a partir da escolha interna de cada um.

Indicações:
Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs).
Conflitos entre casais.
Dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou o parceiros.
Dificuldade em relacionar-se de uma forma geral.
Dificuldade em comunicar-se.
Problemas de saúde (dores crônicas, diabetes, tumores, enxaquecas).
Problemas psicológicos (esquizofrenia, bipolaridade, psicoses, alcoolismo, vício de drogas e jogo.
Conflitos entre sócios, funcionários e clientes.
Problemas financeiros.

Gostaria de enfatizar que uma terapia sistêmica pode auxiliar muito o cliente quando vivenciada em sua totalidade. Não basta usar apenas um recurso da terapia pensando que está usando tudo o que necessita do percurso sistêmico. Um verdadeiro percurso sistêmico é feito de sessões individuais, utilizando todos os seus recursos e a participação nos grupos. É fundamental que o cliente faça sessões individuais após constelar um tema no grupo, pois muitas vezes não conseguiu entender todo o processo, interpretou erroneamente alguma posição no processo do psicodrama. Tudo é esclarecido com o terapeuta, dando continuidade aos processos vividos no grupo.

Constelações Organizacionais
Hellinger também desenvolveu a Constelação Organizacional, ou seja, realizamos o tratamento com recursos da terapia sistêmica para conflitos e limitações empresariais e profissionais. Com o uso de várias técnicas e recursos, os problemas de um departamento numa empresa, um chefe que não consegue trabalhar com a sua equipe ou as dificuldades de um indivíduo para obter reconhecimento ou sucesso profissional são analisados e liberados. Muitas vezes, organizações ou empresas deparam-se com diversos problemas: a empresa não se desenvolve, os clientes desaparecem, não se conseguem inovar os produtos, os funcionários estão em permanente conflito, a fusão de duas empresas não deixa o negócio desenvolver-se, os funcionários despedem-se sem razão aparente, etc. Uma análise racional pode fornecer pistas e partes do problema, mas nunca a visão geral. As Constelações Organizacionais criam o elo perdido. O êxito deste método em empresas como a Daimler-Chrysler, IBM ou BMW contribuiu para um crescente interesse desta metodologia em toda a Europa.

Os recentes desenvolvimentos nesta área têm levado à descoberta de novas formas de análise de como as organizações evoluem e se desenvolvem com sucesso. Através da utilização das constelações organizacionais, é possível descobrir dinâmicas ocultas nas organizações e empresas. Isto é feito de uma forma simples e direta, sendo reconhecida por todos os que trabalham nessa organização. Problemas complexos como a estrutura organizacional, a liderança ou o reconhecimento apropriado e genuíno dos funcionários, podem ter soluções muito simples. Empresários, gestores e consultores estão se tornando cada vez mais satisfeitos com as soluções encontradas, sempre que são utilizadas as constelações organizacionais e o pensamento sistêmico.

Os grandes recursos da técnica Psych-k
Eu utilizo também muitos recursos da terapia americana de reprogramação psico-física do cliente ou do campo morfogenético de sua família. A hipótese dos campos morfogenéticos foi formulada por Rupert Sheldrake. Os campos morfogenéticos são a memória coletiva a qual recorre cada membro da espécie e para a qual cada um deles contribui. O campos morfogenéticos são campos de forma; padrões ou estruturas de ordem. Estes campos organizam não só os campos de organismos vivos mas também de cristais e moléculas. Estes campos são os que ordenam a natureza. Os campos morfogenéticos ou campos mórficos são campos que levam informações, não energia, e são utilizáveis através do espaço e do tempo sem perda alguma de intensidade depois tido sido criado. Campos mórficos são laços afetivos entre pessoas, grupos de animais – como bandos de pássaros, cães, gatos, peixes – e entre pessoas e animais. Não é uma coisa fisiológica, mas afetiva. São afinidades que surgem entre os animais e as pessoas com quem eles convivem. Essas afinidades é que são responsáveis pela comunicação.

O Dr. Bruce Lipton, biólogo celular americano, reconhecido a nível mundial e professor universitário, fez a diferença com suas pesquisas no campo da genética, ou mais propriamente, da epigenética. A epigenética é a nova ciência que estudo aquilo que influencia e controla os genes. Segundo o Dr. Bruce Lipton "A epigenética abalou os alicerces da biologia e da medicina no seu núcleo, porque revela que não somos vítimas, mas mestres dos nossos genes". Lipton expôs ao mundo como, de fato, os genes não controlam a nossa vida e expressão. Nós, com a nossa percepção e sentimento, controlamos as expressões dos genes. Tal como afirma "Portanto, se os genes não controlam a vida... o que é que controla? A resposta é: Nós! Isto é revolucionário. O poder da mudança está dentro de nós!"

Tania Rocha
Facilitadora Psych-k e Constelações Familiares