Anne Ancelin Schutzenberger


Ela nasceu em Moscou em 29 de março de 1919. Professora emérita da Universidade de Nice, no sul da França onde desde 1967 preside sobre o laboratório de psicologia social e de pesquisa clínica. Também foi co-fundadora, com J.L. Moreno, o IAGP (Associação Internacional de psicoterapia de grupo). Anne estudou psicodrama com Moreno e Jim Enneis em Washington DC, EUA) e comunicação não-verbal com Erwin Goffmann, Shefflen e Ray Birdwhistell na Pensilvânia. Dedicou-se a terapia breve com Diana Everstine e Psicanálise com Robert Gessain e Françoise Dolto em Paris. Estudou dinâmicas de grupo e psicologia social com Kurt Lewin, Leon Festinger e Ronald e Rosemary Lippitt e aprofundou seus conhecimentos com a análise de grupo com S.H. Foulkes em Londres e Eduardo cortesão em Lisboa. Ela trabalhou com Carl Rogers, Margaret Mead, Gregory Bateson, Leon Festinger e o grupo de Palo Alto na Califórnia.

É uma pioneira no campo da terapia transgeneracional, pois criou o Genosociogramma que inclui de quatro a seis gerações ou Genograma e cunhou o termo clínico Psicogenealogia. Aos 84 anos tornou-se uma autora de sucesso com seus livros sobre as conexões transgeracionais, como A Síndrome dos antepassados, traduzido para sete idiomas. Ainda hoje, aos 97 anos de idade, trabalha, coordena grupos, dá palestras e treinamentos em psicodrama, comunicação não-verbal, terapia de grupo e transgeracional. A especificidade e a força de trabalho de Anne são direcionados à atenção ao contexto. Os fenômenos e situações são detectadas em seu sistema, em suas raízes familiares, históricas, econômicas, culturais, nacionais e psico-históricas. A riqueza de sua abordagem é a variedade de pontos de vista: psicologia, psicanálise, psicologia social, antropologia cultural, terapia familiar e comunicação não-verbal (linguagem corporal e uso de espaço).

Ela mesma afirma: "se curamos um indivíduo sem tocar toda a família definida, se nãose compreendeu o significado dos padrões transgeracional, a terapia não leva a nada. Muitas vezes você se obtém apenas uma melhoramento temporário. Esta maneira diferenciada de ver as coisas, coloca em discussão todas as psicoterapias existentes – clássicas e novas, includindo as mais sérias, as mais famosas, as mais respeitáveis e, se quiserem, até mesmo a psicanálise individual. A família, a sociedade e o equilíbrio da família têm um forte impacto sobre o desenvolvimento de uma pessoa, sobre a sua saúde, sua doença e sua recaída ".


www.constelarflorianopolis.com