As permissões do Sistema Familiar para a felicidade



O grau de satisfação pessoal que um indivíduo pode obter é condicionado pela sua própria natureza: como explica a teoria das necessidades de Maslow, cada um tem a sua própria ambição e aspiração interior e a necessidade de satisfazer os impulsos mais elevados de estima e auto-realização. Sem dúvida, deve ser levado em conta que existe um componente muito importante derivado da educação familiar e do contexto histórico, econômico, político e social no qual se nasce e vive.

Dependendo do momento histórico, nacionalidade e da posição social da família em que se nasce, a criança recebe, através da educação a permissão para satisfazer determinadas necessidades, em vez de outras. Em outras palavras, uma criança herda da própria família a percepção dos limites em que ela pode expressar sua personalidade e direcionar sua vida afetiva e no trabalho, o seu sucesso pessoal e profissional.

Estes limites são derivados das proibições, limitações devido às adversidades e traumas que a família teve que enfrentar ao longo de sua história: injustiças sociais, dificuldades econômicas e físicas, devastações materiais causadas ​​por guerras, doenças, epidemias, acidentes, desastres naturais, etc. É um mecanismo biológico para a conservação da espécie, o que os inspirou para expandir ou contrair a satisfação das necessidades básicas para sobreviver às dificuldades da vida. Se a segurança e o bem-estar material estão em perigo , será difícil se dedicar a satisfação as necessidades mais elevadas, relacionadas com a auto-realização e a espiritualidade.

As consequências de destinos trágicos das pessoas que experimentaram fome, guerra, doença e a pobreza, não termina com o sofrimento de apenas uma geração. Além de ter um efeito sobre a psique de todos os membros da família, pois estamos todos conectados, os sofrimentos são transmitidos dos antepassados para os descendentes por um certo número de gerações, influenciando a percepção do direito de amar e ser amados, de realizar-se e de prosperar.


Descobrir as permissões e proibições para a realização pessoal que herdamos dos nossos antepassados ​​é um dos temas mais interessantes da psicogenealogia, que nos ensina a reconhecê-los e usá-los de forma criativa e consciente, transformando nossas existências.