Constelação Familiar Sistêmica


Constelação Familiar é um método terapêutico eficaz e poderoso que visa identificar emaranhamentos familiares profundos que estão trazendo situações problemáticas na vida de uma pessoa, muitas vezes sem esta ter consciência do que está impedindo-a de ter êxito e equilíbrio em determinadas situaçõesEste trabalho foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, e segundo ele mais de 50% de nossos problemas é de origem sistêmica, originados dos relacionamentos familiares.
Para se compreender melhor, entenda a família como sendo um sistema onde as pessoas permanecem unidas por um forte vínculo emocional e em função de interesses comuns. Este vínculo atua em nosso comportamento diariamente, já que agimos de acordo com nossas crenças e padrões, e estes são intimamente resultados de nossas experiências familiares. Além disso, muitas vezes acontece em um sistema familiar, de um integrante assumir papéis, obrigações, medos, culpas, posturas de um antecessor, por amor e ligação aos seus familiares. Então, inconscientemente repete-se por anos e até mesmo por gerações, um mesmo comportamento ou sentimento problemático, carregado como herança oculta de pais ou antepassados.
Através dos grupos de Constelação Familiar o participante poderá identificar de forma consciente estas heranças e as dinâmicas do seu sistema familiar, que chamamos de mecanismos oculto e, resolver tais conflitos de forma harmônica e respeitosa, reverenciando seus antepassados e sua história familiar, libertando-se assim de padrões e papéis assumidos involuntariamente ao longo de sua vida.
Essa terapia se destina a todas as pessoas que desejam trabalhar aspectos da sua vida em nível mais profundo. Se entendermos que a natureza do campo energético familiar atua diretamente em quem somos hoje, qualquer que seja o comportamento ou sentimento problemático pode ser trabalhado em Constelação Familiar, mesmo que aparentemente não haja nenhum conflito latente na família. Pode-se também trabalhar doenças físicas e emocionais. Este trabalho é tão profundo que traz resultados e alívio imediato para todo o sistema familiar do participante. Aos representantes e aos que estão assistindo a constelação trabalha de forma indireta, porém muito forte, ressignificando questões pessoais, podendo se identificar em determinados aspectos e também vivenciar e experimentar a cura do sistema.