As doenças e a Constelação Familiar


 As doenças são vistas como algo de anormal que ocorre no organismo. Algo que interfere nas funções corporais, mentais e sociais. É de concordância que as doenças sofrem influências de fatores internos e externos ao organismo. Há disposição genética para doenças, assim como fatores psicológicos e socioculturais, que envolvem a sociedade e a família. Dentro da perspectiva familiar, falaremos das questões sistêmicas, ligadas à visão das Constelações Familiares. Bert Hellinger é o terapeuta que sistematizou as Constelações Sistêmicas, ainda que outros teóricos tenham escrito sobre técnicas que fundamentaram, de certo modo, as constelações, como a psicologia sistêmica e o psicodrama, por exemplo. Dentro da visão de Hellinger, muitas doenças são sistêmicas, estão envolvidas em dinâmicas familiares que buscam, inconscientemente, um equilíbrio perdido, pelo desrespeito às Ordens Sistêmicas.

Uma dinâmica comum, nas constelações familiares, é “eu sigo você em seu destino”, especialmente em destinos ligados à mortes precoces, mortes e doenças graves de familiares. Está ligada ao amor sistêmico e envolve, como todas as demais doenças, lealdade e fidelidade sistêmicas.  Neste caso, o membro da família que vê o sofrimento do outro – por exemplo um filho que vê o sofrimento e a morte de seu pai – diz: "eu sigo você", e também adoece gravemente, sofre de depressão grave, experiência acidentes e, muitas vezes, até tenta o suicídio. Uma outra dinâmica relaciona-se à necessidade de compensar algo de grave ocorrido antes, no sistema, como por exemplo uma vantagem em relação a outrem, que traz um desejo inconsciente de assemelhar-se àqueles que ficaram em desvantagem. Por exemplo, crianças adoecem para expiar a culpa de seus pais ou ancestrais. É um vínculo que atua fazendo com que os inocentes se sintam culpados e queiram pagar o preço dos que vieram antes. Isso implica, além de doenças, muitas infelicidades e mortes dentro dos sistemas familiares.

Uma outra dinâmica tem a ver com o desejo inconsciente do filho de sofrer no lugar dos pais.  E muitas crianças, de fato adoecem pelos pais. Aqui o filho diz: "eu em seu lugar", sendo o pensamento mágico o grande responsável pela crença do filho de que realmente pode salvar ou liberar os pais do sofrimento. Outra dinâmica é aquela que tem a ver com a rejeição aos pais. Pela crítica, acusação, julgamento aos pais, pode-se adoecer gravemente. Muitas pessoas com câncer dizem preferir morrer a honrar os pais. Muitas doenças, portanto, estão ligadas à dinâmicas sistêmicas. Neste sentido, uma constelação familiar pode ser uma intervenção terapêutica eficaz, junto com o tratamento médico.
Escrito por Ana Lucia Braga

Seminário de Constelação Familiar e Empresarial
Quarta-feira, 13 de janeiro - 15 as 17 horas
Local: Auditório do Condomínio Koerich Beiramar Office (térreo)
Rua: Mauro Ramos, 1970 – Ao lado do Shopping Beiramar
Entrada: Grátis 
(contribuição de material escolar para crianças carentes)