CAMPOS MÓRFICOS - A FORÇA DA VIDA


Todas as coisas são constituídas por MATÉRIA, ENERGIA e por PRINCÍPIOS ORGANIZADORES, CHAMADOS CAMPOS MÓRFICOS. O campo é uma região de influência física que confere a organização típica de um sistema vivo, bem como suas atividades específicas e origina as formas. Os campos inter-relacionam e interconectam matéria e energia no seio de seu domínio de influência. O campo mórfico interage com a matéria e a organiza. Cada espécie de organismo possui seu próprio campo morfogenético, o que não impede que os campos de espécies aparentadas possam ser semelhantes. Essa é a hipótese da CAUSALIDADE FORMATIVA.

OS CAMPOS MÓRFICOS
A hipótese da causalidade formativa sugere que o organismo vivo mantém sua forma, organização, estrutura e padrão de informação por estarem inseridas num campo organizador herdado dos membros passados de sua espécie, através de uma espécie de memória inata, que transmite não apenas os genes, mas também os hábitos de desenvolvimento e de comportamento dos ancestrais de que esta emergeO conceito de campos mórficos surgiu há mais de 60 anos. CAMPOS MÓRFICOS são princípios organizadores, padrões de estrutura, informação e, portanto, de memória no espaço-tempo, que incluem e moldam ativamente tudo o que existe e acontece no Universo, não como formas transcendentes, mas como qualidades imanentes aos organismos. Os campos mórficos possuem uma realidade física e estão intimamente ligados à matéria. Evoluem no domínio da natureza, sendo influenciados pelos acontecimentos reais do passado, guiando os sistemas sujeitos à sua influência em direção a uma finalidade, isto é, a padrões de organização característicos. Possuem uma memoria inerente à espécie, onde cada membro é moldado pelo campo da espécie e contribui, por sua vez, para moldá-los, influenciando os membros futuros da espécie. Trata-se de um conceito bem semelhante ao de alma-grupo. Os CAMPOS MÓRFICOS são inerentes a todos os sistemas: partículas subatômicas, moléculas, organismos, comportamentos, crenças, pensamentos, indivíduos, famílias, sociedades, planetas, estrelas e tudo no Universo. Embora não possamos vê-los, podemos sentir sua influência do mesmo modo que percebemos o campo magnético que rodeia um ímã na presença de limalha de ferro. 

Auto-ressonância: Quanto mais semelhantes forem os padrões de atividade de ressonância, mais especifica e eficaz será a ressonância mórfica. Desse modo, a ressonância mórfica que atua sobre um organismo será, muitas vezes de seus próprios estados passados; com efeito, nenhum outro lhe será tão semelhante. Essa auto-ressonância tenderá a estabilizar e manter a forma característica do organismo, harmonizando o desenvolvimento de suas estruturas simétricas. Isso explica como os organismos vivos conseguem preservar as formas características a despeito de uma mudança continua de seus componentes químicos. A auto ressonância estabiliza, pela sua alta especificidade, o padrão de atividade característico de um organismo, ao passo que a ressonância com organismos passados semelhantes estabiliza a estrutura de probabilidade geral do campo.

HIERARQUIAS ENCAIXÁVEIS DE CAMPOS

Sheldrake sugere que todos os processos de informação que organizam, mantêm e estabelecem a forma, a função e a finalidade do organismo (sistema), são conduzidos e organizados pela presença de campos mórficos (hólons) de nível superior, que também restringem o indeterminismo dos campos mórficos (hólons) inferiores, aumentando a probabilidade de se produzirem determinados padrões. Os campos secundários se integram e organizam no campo global do organismo numa espécie de hierarquia de campos encaixados, onde padrões de comportamento são organizados por hierarquias encaixadas de campos comportamentais, tais como os padrões da morfogênese são organizados por hierarquias encaixadas de campos morfogenéticos.
Podemos chamar a estas unidades mórficas secundárias de hólons, acentuando o aspecto da forma e da unidade que constituem os processos mórficos nos quais estados terminais bem formados podem emergir: células que compões tecidos, que compõe órgãos, que compõe sistemas, que compõe organismos, etc. Ou seja: níveis hierárquicos de complexidade do tipo encaixável, onde organismos (campos) de nível superior são constituídos por partes que são elas mesmas organismos (campos) a um nível inferior. Os campos mórficos moldam, não apenas a forma dos organismos, mas também o seu comportamento, e da mesma forma, os campos comportamentais estão organizados em hierarquias encaixadas. Cada campo comportamental organiza um padrão particular de comportamento, e são herdados de membros anteriores da mesma espécie, por ressonância mórfica. Os campos mórficos não estão limitados ao corpo e ao cérebro físico, mas se estendem para além deles, ligando o corpo ao ambiente em que atua e coordenando uma hierarquia encaixada de campos mórficos, que inclui a atividade das células nervosas e musculares, as sensações, o comportamento e as ações, o pensamento e a consciência.

Dra. Laís de Siquei Bertoche - Curando Memórias com a Constelação Sistêmica Transgeracional