Os efeitos dos Emaranhamentos Sistêmicos



O que determina um emaranhamento? Porque a violação da ordem no sistema, invertendo os papéis e as responsabilidades tem um efeito negativo sobre o indivíduo e em todo o sistema? Para responder essas perguntas, observaremos o sistema a partir dos seus princípios e leis, individuais e coletivas, na tentativa de explicar o que significa violar as ordens. Tomemos como exemplo o caso de uma Triangulação, pois é uma dinâmica muito frequente no sistema. A Triangulação ocorre normalmente na relação pai-filho, mas é uma dinâmica que pode se manifestar em qualquer tipo de relacionamento. Triangular alguém significa se apoiar sobre uma terceira pessoa para denegrir outra ou para levar ao outro uma mensagem, já que somos incapazes de fazer diretamente ou simplesmente por conveniência.

Delegamos à essa terceira pessoa a nossa responsabilidade na gestão de uma inconveniência inerente à problemas relacionais porque nós não somos capazes ou não queremos resolver a questão. Nas relações pai-filho, como vimos um genitor procura formar uma aliança com um filho para adquirir força através dele, pois e sente incapaz de enfrentar seu problema relacional com o parceiro e fará qualquer coisa para usar o filho como uma muleta. Neste caso, este tipo de solicitação não obedece duas leis fundamentais; a lei da hierarquia e de compensação do sistema:

• lei de hierarquia: quem vem primeiro no sistema tem precedência sobre quem vem depois, mas também maiores responsabilidades
• lei de compensação: todo mundo é responsável por suas próprias ações.

O filho que se presta a este tipo de aliança irá satisfazer a sua necessidade de pertencer ao sistema apoiando o genitor quem faz este pedido. Desta forma, no entanto, ele deverá carregar uma responsabilidade que não lhe pertence. Também pode acontecer que este filho se posicione em um plano mais alto que o outro genitor, contra a qual ele desenvolveu alguma forma de julgamento, arrogância ou presunção. Acontece frequentemente que, se um dos pais é denegrido o filho triangulado, mesmo apoiando o genitor fraco, permanecerá fiel a ele, assumindo seus comportamentos, se identificando e condenando tacitamente com algum tipo de desprezo contra o genitor que fez a solicitação para a triangulação.