Psych-k aplicado aos esportes



A expressão do potencial humano, de homens e mulheres nos esportes concretiza todos os aspectos emocionais, racionais e criativos capaz de superar continuamente os limites na evolução sócio cultural dos povos. Cada esporte usa alguns aspectos psicomotores e metabólicos, do eixo psico/neuro/endócrino que age constantemente na atividade metabólica de todo o organismo. Não é possível separar os músculos, tendões, circulação sanguínea e, em também o coração, fígado, rins e especialmente o cérebro, para melhor expressar o potencial do ser humano na realização de qualquer atividade esportiva ou de esportes competitivos, porque eles são organicamente interdependentes e desempenham o seu papel com o único propósito de manter a performance perfeita de todo o organismo.

Criatividade e espírito competitivo
Na competição de atletismo, deve-se salientar que é necessário educar os atletas para um profundo conhecimento do potencial de seu corpo, de modo a não exigir de seus tecidos, órgãos ou metabolismo mais do que eles podem dar. Se deve salientar que os atletas deverão desenvolver uma compreensão de modo que consigam aliar a criatividade às suas potencialidades psicofísicas. Deve ser lembrado que o corpo humano é regido pelas leis da física que não pode ser violado sem que isso implique numa "multa" em termos de lesão ou doença. O conhecimento dessas leis ajudará a prevenir e evitar que danos ocorram todos os dias em alguns esportes.

Ciência e crença no esporte
Conhecimento e consciência são essenciais para a educação desportiva e o respeito a dignidade deve ser sempre levado em consideração em qualquer atividade competitiva. A singularidade de cada pessoa é expressa pela originalidade das suas próprias ações, que por definição, só podem ser produzidos pela criatividade. Neste ponto, é fácil compreender como um conhecimento fisiológico de todos os aspectos da realidade humana nos permite dar a consciência do ego de como gerir seus recursos biopsicológicos. Então, a integração da ciência e da medicina pode fornecer as ferramentas para tratamentos que visam a recuperação funcional da atividade metabólica e do corpo orgânico em sua totalidade.

A integração das ciências e do nascimento da Neuro psicofisiologia
Nos anos setenta e oitenta, eu e outros especialistas nos dedicamos à integração das ciências, a fim de criar uma "ciência integrada", propensa a verificação e compreensão da ligação funcional entre o somático e o cérebro e entre o cérebro e o ambiente, de forma a entender como o ego, deve gradualmente assumir o controle da gestão de toda a atividade do seu cérebro e seu corpo. A Neuro/psico/fisiologia, que incorpora em si todas as potencialidades do corpo humano onde a mente, o cérebro e o corpo são interdependentes e dinâmicos, reconhecível e descritível como processos neuro/psico/fisiológicos. As ciências psicológicas, biológicas e a medicina requerem um processo de integração para que os mais diferentes profissionais da saúde possam tirar proveito do conhecimento fisiológico que seja capaz de interagir em fase terapêutica O cérebro é, certamente, o centro do controle e gerenciamento de tudo que acontece em todo o organismo. Tudo acontece em um continuum funcional, onde a cada momento a cada parte do corpo, informa o cérebro da operação, comunicando qualquer alteração de modo que o próprio cérebro possa agir para resolver a situação. Milhares e milhares de sinais de chegam ao cérebro a cada segundo, controlando o equilíbrio metabólico e homeostático do músculo esquelético, indicando a posição correta (hipotensão ortostática), e espaço e tempo. O que distingue o bem-estar psicológico do indivíduo é uma comunicação dinâmica entre cérebro/corpo e corpo/cérebro; a comunicação deve acontecer no nível intracelular, intercelular, orgânica. A vida é comunicação, uma contínua e constante troca de energia que em várias formas, se transforma em troca de informação.


A informação é matéria e energia. Assim, há um princípio de equivalência de matéria + informação + energia: E = M = I. Saber como o cérebro mantém o dinamismo do organismo é essencial para facilitar o constante reequilíbrio intracelular, intercelular e todo o organismo (e não interferir com ele). Para fazer isso, a nutrição é de extrema importância, que fornece os nutrientes necessários (que são sempre energia, matéria, informação) para o bom funcionamento de toda a máquina humana. A qualidade da alimentação determina o bom funcionamento de todo o corpo, incluindo o cérebro. Uma menção deve ser feita sobre as funções dos hemisférios cerebrais que, através do corpo caloso, que é formado por mais de duzentos milhões de fibras que conectam a várias áreas do cérebro. São fundamentais para entender como podemos trabalhar melhor o potencial criativo do indivíduo, superando as varias formas de condicionamento que são desenvolvidas a partir do nascimento. A criatividade no esporte é possível se o indivíduo sofreu poucos condicionamentos limitantes ou poucas incongruências inter-hemisféricas. Por esta razão, é importante a liberação destas restrições, incentivando a sinergia inter-hemisférica, reduzindo a ansiedade de desempenho, para obter melhor desempenho psicomotor.

Conclusões

Existem enormes possibilidades em cada ser humano e se o potencial de sinergia inter-hemisférica é ativada através da integração das informações recebidas, a eliminação dos condicionamentos que distorcem a percepção que levam a erros de execução psicomotores. Na predeterminação do objetivo, o ego sofre uma deformação, devido as condições limitantes específicas, que foram desenvolvidas ao longo da experiência de vida e devem ser removidas, a fim de melhorar a relação entre a idealização e a aplicabilidade da ação. As emoções, impulsos, muitas vezes relacionados com as limitações, o medo do fracasso, as lembranças dos erros do passado, a pressão psicológica de adversários muitas vezes causam danos sérios ao esporte. Isso requer um grande compromisso, especialmente educacionais, culturais e científico, procurando valorizar no esporte, não somente o sucesso econômico e o poder sobre os outros, mas a capacidade criativa alimentada por imensas possibilidades que o nosso cérebro e nosso corpo colocam à disposição todos aqueles que amam a vida através do esporte.

Michele Trimarchi psicóloga esportiva