Concepção e gravidez conscientes



Todos já ouvimos a expressão: “Quando você era bem pequenino e ainda estava na barriga da mamãe”. A frase mostra a felicidade de pais que realmente desejavam ter um filho e também resume as pesquisas genéticas mais recentes, que mostram que os pais devem se preparar meses antes de conceber um filho. A consciência e a intenção podem produzir um bebe mais inteligente, saudável e feliz.As pesquisas revelam que os pais agem como engenheiros genéticos dos filhos bem antes da concepção. Nos estágios finais da maturação do ovulo e do espermatozóide, um processo chamado impressão genomica regula a atividade dos grupos específicos de genes que irão moldar a personalidade da criança que será concebida.Estudos sugerem que tudo o que passa na vida dos pais no processo de impressão genomica tem influencia profunda sobre a mente e o corpo da criança, o que mostra que a maioria dos casais não esta mesmo preparada para ter um filho. Verny declara em Pré.parenting nurturing your child from concepcion (Pré-paternidade: como educar o seu filho desde a concepção): Faz toda a diferença sermos concebidos com amor, com pressa ou com ódio e se a nossa mãe queria mesmo engravidar. Os melhores pais são aqueles que vivem em um ambiente calmo e estável, sem vícios e tem um relacionamento com a família e amigos. É interessante observar que as culturas aborígenes reconhecem há milênios a influencia do ambiente no0 momento da concepção. Antes de ter um filho, os casais passam por cerimônias para purificar a mente e o  corpo
.
Hoje, uma serie de pesquisas documentam a importância  das atitudes dos pais no desenvolvimento da criança desde o útero. Verny também escreveu sobre isso: “ As diversas evidencias cientificas que surgiram na ultima década nos levam a reavaliar as habilidades mentais e emocionais das crianças antes do nascimento. Os estudos mostram que, acordadas ou dormindo, elas (as crianças) estão constantemente sintonizadas com as ações, os pensamentos e os sentimentos da mãe. Desde o instante da concepção, a experiência no útero molda o cérebro, estabelece o tipo de personalidade, temperamento e capacidade de pensar do individuo”.
Mas quero enfatizar que a nova biologia não é um retorno ao passado, quando se culpava as mães de todos os problemas infantis que a medicina ainda não compreendia, como esquizofrenia ou autismo. Mães e pais estão juntos no momento da concepção e durante a gravidez mesmo apenas que apenas a mulher esteja carregando a criança. Tudo o que o pai faz afeta profundamente a mãe que, por sua vez, afeta o desenvolvimento do filho. Por exemplo: se o pai abandona a mãe e ela fica com medo de não ter meios para sobreviver, isso afeta profundamente a interação entre ela e o bebê. Da mesma maneira, fatores sociais como falta de emprego, de moradia, problemas de saúde ou nas intermináveis guerras que obrigam os pais a se ausentar e servir o exercito podem afetar os pais e, conseqüentemente, o desenvolvimento do filho.
A base da paternidade consciente é que tanto mães quanto pais têm as mesmas responsabilidades em termos de saúde, inteligência e de felicidade dos filhos. Claro, não podemos culpar a nós mesmos ou a nossos pais pelos problemas em nossa vida, nem na vida dos nossos filhos. A ciência se concentrou tanto no conceito de determinismo genético que hoje não temos consciência da influencia das crenças em nossas vidas. E o mais importante: de como o nosso comportamento e atitudes programam a vida de nossos descendentes.
Fonte: A biologia da Crença
Autor: Dr. Bruce Lipton