Constelações Sistêmicas: por fidelidade à família eu sofro no casamento



Participei como representante numa constelação familiar onde um casal está com problemas: o marido a traiu, e ela quer mesmo assim, tentar. Ele diz que se arrepende, e ela aceita isso. Quando eu, escolhida para representá-la, fiquei frente a frente com o rapaz que representava o marido, olhei nos olhos dele, sorri, marota, como que seduzida. Quando tento dar um passo em direção à ele, começo a chorar e me afasto sutilmente. Ficamos assim por vários minutos, entre o riso e o choro. Era como se eu fosse repelida ou atraída por algo invisível. E o representante dele dizia que queria ficar comigo. Quando forço a aproximação, caio no chão, deitada de costas. Ele aparece no meu campo de visão, mas tenho a sensação de que há outras pessoas olhando para mim. Foram colocadas, gradativamente então, mais pessoas, todas mulheres. A cliente havia dito que muitas mulheres da família foram traídas ou não mantiveram seus casamentos. Afasto, com meus pés, o representante do marido para fora do meu campo de visão porque sentia medo que ele ficasse perto delas. Quando olho para todas as oito mulheres olhando para mim, no chão, me levanto, e sou cercada por todas. Me sinto embriagada, extasiada, e digo "Cheguei! Estou em casa agora" e rio de alegria, girando dentro do círculo delas. Elas me acolhem com muito amor. 

O facilitador pede então que eu diga à elas "Como vocês", ou seja, a cliente vive como elas. Todas elas sorriem para mim, concordando. Mas numa rápida olhada, avisto o representante do marido, e choro, quero ir até ele, mas elas me seguram. Foram ditas várias falas de cura, porque estas mulheres abriram mão do amor e do casamento, e a cliente estava seguindo este caminho, talvez num futuro muito próximo, separando-se. As falas de cura solicitam, com respeito, que estas mulheres abençoem a cliente, para que ela viva feliz no casamento e no amor. Depois de muitas falas e de reverenciá-las no sofrimento e na dor, elas se afastam, e consigo me aproximar rapidamente do marido, abraçando-o fortemente. Sim, por amor, mulheres de várias gerações são fiéis àquelas que sofreram, perpetuando uma dinâmica muitas vezes por séculos afora. E a importância da cliente nesta família talvez seja a de justamente "quebrar" esta dinâmica, para que, a partir de agora, as mulheres da família desfrutem da alegria e da felicidade no amor. O marido procurou através da traição chamar a atenção da mulher, em vão. Quando terminamos a constelação, a cliente agradece ao marido pela paciência. Ele sorri, e a beija. Foi uma linda constelação, que mais uma vez mostra que por amor à nossa família, podemos optar pela dor e pelo sofrimento.

Fonte: Cristina Maruju