
O
trabalho, ora denominado “Pedagogia Sistêmica”, originou-se a partir dos
trabalhos do filósofo e professor alemão Bert Hellinger. Sua carreira como
missionário católico na África do Sul durante quase 20 anos, lecionando em escolas
para os zulus, durante o regime do apartheid colocaram-no em uma perspectiva
ímpar para identificar questões de conflito e consciência. Seu
desenvolvimento pessoal o levou a estudar e praticar uma vasta gama de
abordagens psicoterapêuticas, a saber: psicanálise, análise transacional,
hipnoterapia Ericsksoniana, terapia primal, Gestalt, esculturas familiares,
análise de histórias, etc. Seus trabalhos o levaram a descobrir a natureza da
consciência pessoal e certas leis inconscientes que ditam o comportamento
humano em grupos familiares e sociais, as quais denominou “ordens do amor”.
Mais
tarde, diversos professores e pedagogos iniciaram a aplicação do método na área
educacional, sendo a contribuição mais relevante feita inicialmente por Mariane
Franke-Gricksh a qual escreveu um livro denominado “Você é um de nós”
(publicado no Brasil pela Editora Atman. Depois
disso a abordagem se difundiu pelos países de fala espanhola, especialmente o
México e a Espanha.
No
ano de 1999 aconteceu o primeiro contato entre Bert Hellinger durante
um workshop em Constelações Familiares em Barcelona (Espanha). No ano seguinte,
em maio, Bert Hellinger trabalhou no CUDEC. Em novembro de 2003, Hellinger oferece
no CUDEC o primeiro workshop aplicado à educação. E finalmente, no ano
seguinte, celebram o I Congresso Internacional de Pedagogia Sistêmica, que
aconteceu na Cidade do México (México). Em 2006, aconteceu em Sevilha
(Espanha), o II Congresso Internacional de Pedagogia Sistêmica, com a presença
de 700 pessoas de vários países.
Escrito por Angélica Olvera (CUDEC)