O
sistema de educação, o sistema familiar e o sistema social encontram-se em
constante interação na sala de aula. Pedagogia Sistêmica vem de encontro com a
necessidade de gerar e fortalecer o vínculo entre os professores e os alunos
incluindo o sistema familiar de origem. Atende
todos os sistemas, sua interação e o lugar de cada um dos elementos do sistema
para uma maior funcionalidade. A
Pedagogia Sistêmica promove a aprendizagem dos alunos mediante o trabalho
conjunto com os pais de família, para educar de maneira conjunta escola e
família.
A
Educação Sistêmica contribui em vários níveis:
-
Na escola como organização: favorece a cooperação entre supervisores,
diretores, consultores, professores, alunos e famílias.
-
Na escola como entidade educadora: enriquece as atividades de aprendizagem.
Quando os conteúdos educacionais introduzem elementos familiares e sistêmicos,
aprende-se mais facilmente.
-
Na escola como âmbito democrático de convivência: potencializa a inclusão, a
resolução de conflitos e a participação na comunidade.
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Na escola como motor de melhoria contínua e aperfeiçoamento dos professores.
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Na escola e na família como fator de mudança na postura de profissionais na
área do ensino, pais e alunos, a partir da aplicação das Leis Sistêmicas
Básicas.
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Tem sido utilizada hoje como um dos principais instrumentos de apoio à
aprendizagem e administração de escolas na Europa e México.
-
Nos órgãos públicos de atendimento à criança e ao adolescente auxiliando na
reintegração dos mesmos na família, na escola e na sociedade.
Fundamentos
conceituais da Pedagogia Sistêmica:
a)
Constelações familiares
b)
Fenomenologia
c)
Teoria de Sistemas
d)
Terapia familiar sistêmica
e)
Construtivismo
Problemas
que soluciona:
a)
baixo rendimento escolar
b)
falta de atenção na aula
c)
disciplina na sala de aula
d)
comunicação com o docente
e)
integração familiar
f)
formação axiológica
g)
estruturação da jornada escolar
h)
integração do grupo
i)
formação docente
j)
outros
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